Programação

4 anos MAR

O MAR comemora o aniversário de quatro anos no dia 1º de março. Para festejar, o museu organizou uma série de atividades durante o mês. Com quatro exposições em cartaz – “O nome do medo”, “Lugares do delírio”, “Meu mundo teu – Alexandre Sequeira” e “Leopoldina – princesa da Independência das artes e das ciências” -, o museu preparou ações que vão além das salas expositivas como cursos e atividades educativas. Haverá ainda a primeira edição de 2017 do MAR de Música e a inauguração do programa Sala de Encontro. 

A Conversa de Galeria que abre o mês, no dia 5, às 14h, vai partir das perguntas "Como você chegou aqui?" e "Que lugares da cidade você percorreu?" para pensar a cidade e seus caminhos. No mesmo dia, às 15h, o museu convida o público a participar da atividade educativa “Rio de ontem, Rio de hoje”, que vai abordar as transformações do Rio ao longo do tempo por meio de um jogo.

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, o MAR realiza uma edição especial do “Conheça o MAR”, no dia 10 às 15h, com uma visita à Biblioteca do museu. O público terá acesso às coleções, raridades e particularidades do espaço, além de conhecer mais a fundo o trabalho dos bibliotecários. 

O museu promove, no dia 12, quatro sessões de “20 minutos com a coleção”. A ação educativa tem como foco as mostras “Leopoldina” e “Meu Mundo teu”, além da série de Pierre Verger. Os educadores do museu vão conversar com o público sobre obras específicas das mostras e a série exposta na escada do Pavilhão de Exposições. 

O Programa Vizinhos do MAR, criado logo na inauguração do museu, ganhará mais um elemento este ano. Será lançado no dia 19 de março o jornal que leva o nome do projeto. Em cartaz até 18 de junho, a exposição “Lugares do Delírio” apresenta uma reflexão política e ética sobre loucura e arte com obras de diversos artistas. E no dia 21 haverá uma conversa sobre arte e psicanálise com Jean-Michel Vivès, Marco Antônio Coutinho Jorge e a curadora Tania Rivera. 

Outra novidade no mês de março é a inauguração do programa Sala de Encontro, dedicado a exposições que propiciam experiências imersivas, concebidas como encontros diretos e intensos entre o público e o universo da arte contemporânea. “DENTRO” é a mostra que inaugura o espaço no dia 25 de março, e que convida o público a uma relação não mediada, especialmente próxima e interativa com curadoria de Evandro Salles. Estarão expostas obras de Waltercio Caldas, Sérgio Sister, Carla Guagliardi, Amilcar de Castro e Cildo Meireles, além de um recorte de trabalhos da Coleção MAR. 

Sucesso de público desde sua estreia em 2015, a primeira edição do MAR de Música de 2017 será realizada no dia 31 de março, das 18h às 22h. A cultura black do subúrbio carioca vai invadir o MAR com um baile charme comandado pelo DJ Michell, convidado da estreia. 

Confira a programação completa de março.

Saiba mais sobre as exposições em cartaz