Atividade Educativa Guarda-Paisagem, com a artista Sarah Crew (UK)

15h às 18h

Esta atividade marca a primeira colaboração entre as três instituições (MAR, Despina e Central Saint Martins, University of the Arts London), como resultado de um objetivo comum de expandir redes internacionais e estimular o diálogo entre artistas e culturas.

A artista Sarah Crew irá realizar uma atividade especial, em colaboração com os educadores do museu. O público será convidado a construir seus próprios guarda-chuvas, com o objetivo de explorar os cenários desafiadores do século XXI. A estrutura do guarda-chuva torna-se um objeto para discussões visuais e explorações lúdicas. À medida em que novas paisagens são coladas nas estruturas, o guarda-chuva como um todo passa a refletir a curvatura da terra, ressurgindo como um campo criativo para ser investigado a partir de cima. Depois de concluídas, estas esculturas tridimensionais (que a artista nomeou de "brella-scapes") também podem assumir a forma de uma instalação a ser construída ao longo da atividade.

Sobre a artista

Sarah Crew é uma artista e escritora que vive e trabalha em Bristol (Inglaterra). É mestre em Fotografia pela Central Saint Martins, University of the Arts London. A sua prática transita pela instalação, filme, som e performance ao vivo, e envolve as relações mutáveis, as conexões e os pontos de disjunção entre o humano, o animal e a paisagem. As implicações disso são analisadas por meio da utilização da tecnologia contemporânea, que está incorporada em um ambiente cada vez mais tátil e dualista. Durante a sua participação no Programa de Residências Despina, Sarah tem investigado noções hodiernas de paisagem, localidade e a ideia de “lugar” em territórios aterrados no Rio de Janeiro. Também examina as falhas tecnológicas no mapeamento sensorial tanto do mundo físico quanto do virtual.

Mais informações: www.sarahcrew.com