Curso de História da Arte Brasileira :: Feito poeira ao vento | fotografia na coleção MAR

17 de março de 2018 | 10h às 13h | Escola do Olhar

O Curso de História da Arte Brasileira é uma ação da Escola Olhar, que se apresenta como uma oportunidade de reflexão em torno da história da arte brasileira. A partir das exposições, programa curatorial e coleções do Museu de Arte do Rio, propõe-se a investigar a pluralidade de perspectivas e indagações acerca da arte moderna e contemporânea, numa revisão histórica que acentua o caráter processual e diverso das produções. Busca, também, enfatizar a importância do papel dos museus na produção de novas abordagens sobre a arte no Brasil.

17 de março - Aula 1, com Cezar Bartholomeu

Artista plástico, atua prioritariamente no campo das imagens técnicas observando-as sob o ponto de vista da história da arte e de teorias pós-estruturalistas. Professor adjunto do curso de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua na pós-graduação na linha de pesquisa Linguagens Visuais nas áreas de estética, teoria da imagem e teoria da arte, em particular as teorias e histórias da fotografia. Graduação em Licenciatura em Educação Artística (História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Especialização em História da arte e arquitetura no Brasil (PUC, 2002), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS Paris, França. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, arte conceitual, crítica, teoria e história da arte. Núcleo docente estruturante do Bacharelado em História da Arte, EBA-UFRJ. Editor da Revista Arte & Ensaios, revista do Programa de pós-graduação em artes visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ entre 2010 e 2016.

24 de março - Aula 2, com Márcia Mello

Bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Em 2006, inaugura a Galeria Tempo com Carolina Dias Leite e Giorgiana Bastos, em atividade até 2014. Em 2015 foi diretora-curadora da Marsiaj Tempo Galeria (RJ). Nesse periodo, além de organizar inúmeras exposições, participou como expositora das feiras SP/ARTE e ART/RIO.

Entre suas atividades mais recententes, destaca-se a co-curadora das exposições “Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960)”, “Rossini Perez, entre o morro da Saúde e a África” e “Ângulos da Notícia, 90 anos de fotojornalismo em O Globo” no Museu de Arte do Rio todas em 2015. No Centro Cultural da Justiça Federal, curou a mostra “Tempos de Chumbo, Tempo de Bossa – os anos 60 pelas lentes de Evandro Teixeira” (2014) e na Galeria do Espaço SESC, “Deveria ser cego o homem invisível?”, fotografias de Renan Cepeda (2015).

Como pesquisadora, participou das exposições e livros: “Alair Gomes – A new Sentimental Journey”, Cosac Naify, 2009, e “Caixa Preta – fotografias de Celso Brandão”, Estúdio Madalena, 2016, ambas com curadoria de Miguel Rio Branco e exibidas na Maison Europeenne de la Photographie em Paris. Em 2015, participou do livro “Milan Alram”, edições de Janeiro e Bazar do Tempo, de Joaquim Marçal.

Obs.:
► Número de vagas por aula: 100;
► Caso o número de inscritos supere o número de vagas disponíveis, a Escola do Olhar procederá com processo de seleção a partir da exposição de interesses e motivações em relação ao curso;
► Atenção! O ingresso emitido automaticamente pela plataforma de inscrição não garante sua vaga, caso seja selecionado, você receberá um email de confirmação enviado pela Escola do Olhar.

Inscreva-se aqui.