Formação com professores | Convite a experimentar :: Percursos históricos e culturais da Região Portuária

25 de novembro de 2017 | 14h às 17h
No "Convite a Experimentar" do mês de novembro oferecemos uma edição extra-muros, em parceria com o Instituto Pretos Novos (IPN). Como parte da programação do museu dedicada ao mês da Consciência Negra realizaremos o circuito da herança africana. Neste percurso histórico e cultural pela região portuária, professores poderão investigar a herança e história afro-brasileira, tradições, produções culturais e os desafios contemporâneos que emergem deste território.

Durante o encontro, as educadoras do museu Maria Clara Boing e Natália Nichols e  Antonio Carlos da Silva (IPN), convidam os professores a percorrer a região portuária em um trajeto que parte do Museu de Arte do Rio, segue caminho para o Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Pedra do Sal, sobe o Morro da Conceição e chega ao Jardim Suspenso do Valongo de onde se vê o Largo do Depósito. Na Praça Jornal do Comércio, conheceremos o Cais do Valongo,  declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na Rua Pedro Ernesto, os dois últimos pontos serão o Centro Cultural José Bonifácio (CCJB) e Instituto Pretos Novos onde fica localizado o Cemitério de pessoas escravizadas. No IPN concluiremos o encontro com uma roda de debate.

Inscreva-se aqui.

Antonio Carlos da Silva
Ativista do movimento sócio cultural afro-brasileiro e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. Responsável também pela fundação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINE) em 1986, foi também coordenador de atividades realizadas pelo Conselho. Em 2005, presidiu a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Entre os anos de 1996 e 2008, foi diretor do Barracão do Canário das Laranjeiras e, em 2010, fundou o Ecoponto na Cidade de Maricá. Atuou também como arte-educador em projetos como “Se essa rua fosse minha”, na Casa da Vila e na Fundação S. Martinho na Lapa.

Maria Clara Boing
Educadora e pesquisadora. Atualmente é educadora de projetos, com ênfase nas relações entre museus e a comunidade escolar.

Natália Nichols
Educadora e pesquisadora. Atualmente é educadora de projetos, com ênfase no estudos dos públicos em ações educativas.

Informações:
:: Contaremos com intérprete de Português para Língua Brasileira de Sinais (Libras)