Programação

Formação em Arte, Educação e Cultura Visual :: Paulo Freire e a relação entre arte e educação: influências e traduções

22 de setembro de 2017 | 14h às 18h
O curso tem como objetivo apresentar as ressônancias do pensamento do educador Paulo Freire nas relações entre a arte e a educação no Brasil. Refletiremos as influências de suas ideias em movimentos culturais, metodologias educacionais, ações, programas e obras de artistas identificando, a partir de referenciais históricos e da contemporaneidade, as traduções e os usos de termos e procedimentos caros ao autor – como mediação, autonomia e emancipação – no pensar/fazer educação e arte. As aulas serão ministradas por Gleyce Kelly Heitor.

:: As aulas acontecerão nos dias 15, 22 e 29 de setembro, das 14h às 18h
:: Carga horária total: 12h - O curso é continuado e os certificados serão entregues apenas para os participantes que cumprirem 75% da carga horária

Gleyce Kelly Heitor
É educadora e pesquisadora. Atualmente é professora-substituta no Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Góias (UFG). É licenciada em História (UFPE), mestre em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e doutoranda em História Social da Cultura (PUC-RJ). Tem experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus. Estando entre os seus principais temas de pesquisa: as  relações entre o museu, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais. Foi coordenadora pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (2017) e professora de Mediação Cultural na EAV Parque Lage (2017.2). Integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017). Realizou estágio profissional, através do convênio Ibram-École do Louvre, na Sub-Diretoria de Mediação de Sala do Museu do Louvre (2016). Desenvolveu consultoria para a Unesco, realizando processos de formação continuada em mediação cultural, para a Coordenadoria de Museus da Fundação Joaquim Nabuco (2014-2015). Foi educadora pesquisadora no Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ (2011-2012), coordenadora do Núcleo de Arte e Educação do Museu Murillo La Greca – PE  (2009-2011) e educadora no Instituto Ricardo Brennand – PE (2006-2009). 

Local: Escola do Olhar | sala 3.3

Inscreva-se aqui.