I Semana sobre Cultura Surda

20 a 25 de setembro

I Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR

A I Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR ocorre no mês em que é celebrado o Orgulho Surdo, conhecido pela comunidade surda como Setembro Azul. Nesse encontro, será apresentado o documento produzido em junho durante o 1º Fórum Sobre Cultura Surda do Museu de Arte do Rio, ocasião em que foram debatidas proposições de pessoas surdas e com deficiência auditiva para as políticas de acessibilidade do MAR.

Organizada pela Escola do Olhar em parceria com pessoas da comunidade surda do Rio de Janeiro, a I Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR também colore a cobertura fluida do museu de azul durante o mês de setembro!

19 de setembro

>> 15h: Formação com educadores
História do surdo no mundo | Ricardo Boaretto de Siqueira
*Exclusivo para educadores do MAR.

Local: Sala 3.3 da Escola do Olhar

20 de setembro

>> 14h: Boas-vindas do MAR e lançamento das diretrizes e políticas de acessibilidade articuladas com a comunidade surda

>> 14h30min: Mesa redonda sobre cultura surda e educação

Formação com professores | Clarissa Guerretta, professora (UFRJ) e intérprete de libras
Inclusão de libras na sala de aula | Heloise Gripp, pedagoga, linguista e professora (UFRJ)
Política sociocultural e educação para a comunidade surda |
Ulrich Palhares Fernandes e Wagner Cabral (FENEI)

Local: Auditório do MAR

21, 22 e 23 de setembro

>> 14h - 17h: Curso Poesia em Libras | Rosana Grasse, professora (INES)
*Exclusivo para pessoas surdas. 25 vagas.

Na sala 3.1 da escola do Olhar

Inscreva-se aqui.

24 de setembro

>> 14h - 17h: Convite a experimentar – A cor como questão

A exposição A cor do Brasil apresenta trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros que possuem em comum o interesse pela cor. Num diálogo entre professores e educadores, investigaremos como o tema da cor se faz presente na história da arte brasileira.
*Exclusivo para professores. Com intérprete de português para libras.

Local: Sala 3.1 da Escola do Olhar

Saiba mais e inscreva-se aqui

>> 15h - 17h: Espaço da Criança – Splashcletas | Guilherme Teixeira (SP)

Splashcletas é uma intervenção do artista Guilherme Teixeira, que propõe aos participantes uma experiência de criação visual colaborativa por meio de três bicicletas adaptadas para funcionarem como máquinas de pintura.
*Com intérprete de português para libras.

Espaço da Criança é um projeto dedicado ao público infantil para experimentações com foco na arte e nas linguagens contemporâneas. Artistas e educadores em residências realizam atividades e intervenções que estimulam a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar.

Local: Pilotis do MAR

25 de setembro - Domingo no MAR: entrada gratuita a todos no último domingo de cada mês.

Comemoração do Setembro Azul e do Orgulho Surdo

>> 13h: Caminhada no Boulevard da Praça Mauá (Organização CIACS)

>> 14h: MAR em Libras

A arquiteta e professora Vanessa Miro Pinheiro (RJ) fará uma visita em libras à exposição Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências. Com tradução para o português.

MAR em Libras é uma visita mediada em língua brasileira de sinais, em que uma pessoa surda compartilha seu olhar sobre uma das exposições em cartaz.

>> 16h: Atividades do CIACS

Informes, piadas, e uma pequena história do Movimento do Orgulho Surdo.

Local: Praça Mauá.

>> 18h: Encerramento

A cobertura fluida do MAR será iluminada em azul.

• Foto: Marcelo Regua