Programação

II Semana sobre Cultura Surda e Educação do MAR

19 a 23 de setembro de 2017
Durante o Fórum de Cultura Surda realizado em 2016 no Museu de Arte do Rio os participantes propuseram o desenvolvimento da Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR. A Semana ocorre durante o mês de setembro, conhecido pela comunidade surda como Setembro Azul (Dia 26 de setembro é o Dia do Surdo que foi reconhecido e assinado pelo Ex-Presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva com o número de Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008. Internacionalmente comemora-se também o Dia Internacional dos Surdos, datado de 30 de setembro)

Setembro Azul é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos, por isso, o grupo considerou o mês oportuno para a publicação do documento gerado durante o Fórum integrado a uma programação cultural e de formação que comemorasse e desse destaque as lutas pelos direitos linguísticos e culturais da comunidade surda.

Organizada pela Escola do Olhar em parceria com pessoas da comunidade surda do Rio de Janeiro a II Semana sobre Cultura Surda e Educação no MAR também colore durante o mês de setembro o MAR de azul! A semana conta com cursos, encontros, rodas de conversas e visitas educativas.

PROGRAMAÇÃO
>> 19 DE SETEMBRO
10h - 
Debate de abertura
Cultura surda e educação: Como fortalecer e ampliar as atividades e espaços de protagonismo de educadores e professores da comunidade surda em instituições culturais?

Palestrantes:
Janaina Melo

Graduada em História (UFMG) e pós-graduada pela Escola Guignard (UEMG). É Gerente de Educação do Museu de Arte do Rio/Escola do Olhar – MAR. Foi curadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho [2007-2012], professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG [2010-2012] e coordenadora de Artes Visuais do Museu da Pampulha [2004-2007]. Curadora do projeto Atelier Aberto da Escola Guignard da UEMG [edições 2010-2012]. Foi curadora do programa de exposições da primeira edição do Projeto de Residência Artística JACA, Nova Lima, MG [2010] e assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural [2008-2009]. Possui textos publicados livros, catálogos e revistas.

Ulrich Palhares
Graduado em Pedagogia Bilíngue (Língua Brasileira de Sinais/Letras) pelo Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Atualmente é assessor da diretoria da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) e Professor bilíngue na Fundação Municipal de Educação em Niterói.

Vanessa Pinheiro
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Bennett e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Libras: Ensino, tradução e interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos, e co-coordenadora do Projeto Jovens Talentos da FAPERJ “Acessibilidade/ Cultura para e com surdos em Museus e Espaços Culturais e Educacionais” na mesma instituição.

Ramon Linhares
Graduado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV), está mestrando em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC), com pesquisa em “Produção e Circulação de Conhecimento em Línguas de Sinais”. Atualmente é concursado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde coordenada projetos educacionais e tecnológicos (COPET/DDHCT).

Local: Sala de Encontro | Térreo do Pavilhão de Exposições

12h - Apresentação das propostas geradas no II Fórum sobre Cultura Surda do MAR
Local: Sala de Encontro | Térreo do Pavilhão de Exposições
 

19 E 20 DE SETEMBRO
14h às 17h - 
Curso Poesia em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com Rosana Grasse
Local: Escola do Olhar

> Exclusivo para pessoas surdas
> O curso tem duração de dois dias
> Inscrições aqui.

Rosana Grasse
Graduada em Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina e tem pós-graduação no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com a pesquisa: Educação de Surdos: uma perspectiva bilíngue em construção. Atualmente é professora de Libras no INES.

21 E 22 DE SETEMBRO
14h às 17h - 
Curso Foto em Movimento, com Fernanda Morais
Local: Escola do Olhar

> Exclusivo para pessoas surdas
> O curso tem duração de dois dias
> Inscrições aqui.

Fernanda Morais
Graduada em Cinema e Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente trabalha como fotógrafa e designer gráfico. 

22 DE SETEMBRO
14h às 17h - 
Oficina Prática Audiovisual do Surdo, com Áulio Nóbrega.
Local: Escola do Olhar.

Áulio Nóbrega
Graduado em Pedagogia Bilíngue pelo Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. É produtor, intérprete e apresentador de vídeos educativos. Atualmente é apresentador do canal televisivo TV INES.

> Exclusivo para pessoas surdas
> Inscrições aqui.

23 DE SETEMBRO
14h às 17h - 
Convite a experimentar :: Fotografia na Coleção MAR
Neste encontro os professores serão convidados a investigar os diferentes usos da fotografia no campo da arte presentes na exposição Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR: como essa produção se apresenta no acervo do museu e as múltiplas possibilidades de articulação da fotografia na arte contemporânea. O encontro consiste em uma visita à exposição, mapeamentos e discussões em grupo sobre práticas educativas dentro e fora da escola.
Local: Escola do Olhar

> Exclusivo para professores e educadores
> O encontro contará com intérprete de Português para Libras
> Inscrições aqui

24 DE SETEMBRO
14h às 18h - 
MAR em Libras
Visita mediada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que integra a programação mensal do Museu de Arte do Rio. Nessa visita o museu convida uma pessoa surda que para partindo do seu olhar e referências visita com o público uma das exposições em cartaz.
Nesta edição o MAR em Libras convida Fernanda Morais (RJ), que visitará a exposição "Feito poeira ao Vento". A visita é realizada em Libras com tradução para Português.