Programação

MAR é lugar de criança

12 de outubro de 2017 | 10h às 18h
MAR é lugar de criança é uma programação especial do museu em comemoração ao dia das crianças. Arte, cultura e muita diversão prometem animar o feriado no museu.
Em diálogo com a exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro Indígena, o museu tona-se um território aberto a imaginação, a cultura do brincar e a experiência dos sentidos, trazendo  vivências e práticas indígenas como contação de histórias, oficinas, pintura corporal, música e feira de artesanato indígena, voltada para o público infantil. Neste dia, o museu tem entrada gratuita. 

9h às 18h - Feira de artesanato indígena
Ao longo de todo o dia o pilotis do museu recebe a feira de artesanato indígena, voltada para o universo infantil. 

11h - Contação de histórias, com Dauá Puri
Tecendo narrativas com lendas, fábulas, música e poesia, o poeta e professor Dauá da etnia Puri, conta a história de seu povo e sua cosmogonia através da relação com a natureza e os animas. 

11h às 12h30 - Estação Sonora, com Potyra Krĩkati e José Urutau Guajajara. 
Experimentação da linguagem sonora através de instrumentos e materiais do cotidiano do povo Tenetehara, conhecido pela literatura como Wazaizara (Guajajara), e Krĩkati, povos Timbira. A atividade é voltada para crianças de 6 meses à 06 anos de idade. 

14h às 17h - Estação Pintura Corporal, com Estação de pintura corporal, com Pacarí Pataxó e José Urutau Guajajara. 
Das cores e texturas naturais a arte surge como expressão da vida, o corpo é o seu lugar, onde habitam os códigos e os grafismos indígenas. Venha pintar e ser pintado com os elementos da natureza. 

14h às 16h30 - Oficina de Bonecos, com Carmel Puri
Nesta oficina as crianças aprendem a construir bonecos com materiais recicláveis, aventurando-se  nas dimensões do imaginário através da criação de roteiros e do teatro de bonecos. 
:: Atividade sujeita a lotação. Serão distribuídas 25 senhas 30 minutos antes do início da oficina.

15h às 16h - Contação de histórica multiétnica, com Contação de história multiétnica, com Carol Potiguara, Aline Puri e Arassari Pataxó.
Muitas visões de mundo podem caber num mundo só, contar histórias é aprender e compartilhar. Carol Potiguara e Arassari Pataxó contam histórias indígenas e dos encantados da floresta. 

15h - Oficina de Aromaterapia para Crianças, com Niara do Sol.
Vamos criar cores e aromas potencializando a experiência olfativa, explorando novas combinações e usos dos elementos naturais com técnicas de massagens, exercícios de respiração e práticas de aplicação com óleos essenciais.
:: Atividade sujeita a lotação. Serão distribuídas 20 senhas 30 minutos antes do início da oficina.  

17h - Rodinha de Maracá Multiétnica.
Para finalizar as atividades do dia, a roda de maracá multiétnica celebra o dia das crianças evocando o espírito da animação e da alegria com ritmo, canto e dança.

Local: Pilotis e Pavilhão de Exposições