Exposições anteriores

Eu como Você

Dando continuidade ao seu projeto de abrir as portas para jovens artistas que vivem fora do eixo Rio-São Paulo, o Museu de Arte do Rio recebe, a partir de 13 de maio, o Grupo EmpreZa (GE), de Goiás. Eu como Você é uma retrospectiva da trajetória do grupoque iniciou suas atividades em 2001 para estudos de performance. Desde então, sua composição tem sido flutuante, tendo contado com diversos artistas cujo interesse comum é explorar o corpo como eixo e linguagem da experiência artística.

A exposição é uma retrospectiva do coletivo que há 13 anos tem se dedicado a pensar o corpo, a performance, construções simbólicas e que atualmente conta com dez componentes – Aishá Kanda, Babidu, Helô Sanvoy, João Angelini, Marcela Campos, Paul Setubal, Paulo Veiga Jordão, Rafael Abdala, Rava e Thiago Lemos. A mostra é composta por duas áreas: Eu como Você e Sua Vez. A primeira apresenta a documentação – registros fotográficos e filmagens – de performances que aconteceram ao longo dos treze anos de existência do GE. Essa sala nos ajuda a entender a trajetória do grupo através de uma generosa seleção de seus trabalhos.

O espaço Sua Vez se propõe a realizar uma experiência inovadora no Museu. Durante o tempo da exposição, a sala será ocupada pelos emprezários e emprezárias e por grupos e artistas convidados. O público poderá interagir com os artistas e entender o seu processo de criação, como num ateliê coletivo onde o processo artístico será diariamente construído coletivamente e, portanto, partilhado. Como dá a ver o título da sala, o público é chamado a, como interlocutores e/ou participantes, ter “sua vez” na obra do EmpreZa, bem como em processos ampliados de criação.

A exposição ultrapassará as paredes do Museu e se alastrará pela cidade. Ao longo dos meses de exposição o Grupo EmpreZa irá ocupar uma residência no Rio de Janeiro onde artistas convidados poderão intensificar a troca de experiências e criação de novos trabalhos. Os resultados dessa vivência poderão estar presentes dentro das salas expositivas do MAR ou espalhados em intervenções e ações pela cidade. Com a mesma força que o EmpreZa ocupa as salas do Museu, ele também ocupará a cidade.

Com uma curadoria coletiva entre o MAR e o Grupo EmpreZa – numa conversa estreita entre artistas e instituição –, Eu como Você apresenta um vasto panorama da produção do Grupo EmpreZa e reafirma a potência do MAR como um museu de processos. Com o Grupo EmpreZa, o MAR também estende sua ação a um processo de trocas com o Centro-Oeste.

Serões Performáticos

13 de maio - 18h às 20h
24 de junho - 18h às 20h
15 de julho - 18h às 20h 

Residências artísticas 

ERRO Grupo (SC)
15 a 23 de maio

Shima (MG)
22 de maio a 5 de junho

GIA (BA)
4 a 11 de junho

Alexandre Pereira (AP)
9 a 16 de junho

Anna Behatriz (SP)
12 a 19 de junho

Mariana Marcassa (SP)
14 a 21 de junho

Nós, temporários (MG)
20 a 30 de junho

Fabio Tremonte (SP)
29 a 4 de julho

¿por quá?& Vida Seca (GO)
4 a 12 de julho

Corpos Informáticos (DF)
13 a 20 de julho 

  • Foto: Thales Leite

  • Foto: Thales Leite

  • Foto: Thales Leite

  • Foto: Thales Leite

  • Foto: Thales Leite

  • Foto: Thales Leite