Exposições anteriores

Atlas, Suite

Atlas, Suite é um ensaio fotográfico realizado a convite de Georges Didi-Huberman. Trata-se de uma montagem tão sensível quanto conceitual de imagens tomadas no contexto da exposição Atlas tal como foi mostrada em Hamburgo, na Sammlung Falckenberg, em 2011. Assim como a exposição inicial era uma espécie de “atlas de atlas”, a presente montagem aparece como um novo “atlas”: um ponto de vista inédito que mostra determinadas obras, certos detalhes e momentos particulares de sua aventura formando uma “sequência”. Uma suite quase cinematográfica.

Com este projeto, pensamos no que poderia ser uma “exposição na época de sua reprodutibilidade técnica”, uma exposição efêmera e, sobretudo, fotograficamente repensada. É, portanto, um trabalho sobre o próprio meio fotográfico e sobre as relações complexas entre as obras e suas diferentes possibilidades de reprodução, de representação. Portanto, será menos a repartição dos “quadros de uma exposição” do que uma série de “fantasmas de uma exposição” espalhados no chão de uma das salas do MAR.

Uma primeira versão de Atlas, Suite foi apresentada em 2012 no Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, em Tourcoing, França. Esta segunda edição foi especialmente pensada para o MAR, pois uma das particularidades deste trabalho é o fato de o artista chegar ao novo local com seus arquivos digitais no bolso. A escolha dos formatos e das montagens é realizada em função do espaço e, a seguir, as imagens são impressas no próprio local; neste caso, em pranchas de madeira. É um modo de remontar e repensar o material tendo em vista a próxima ocasião, afirmando o caráter inesgotável das constelações possíveis que todo montador de imagens experimenta. 

Arno Gisinger
 

Conferências de Georges Didi-Huberman

Dia 24/05

Dia 27/05

  • Foto: Paula Huven

  • Foto: Paula Huven

  • Foto: Paula Huven

  • Foto: Paula Huven

  • Foto: Paula Huven

  • Foto: Paula Huven