Vizinhos do MAR

O programa tem como objetivo fomentar o envolvimento e a participação da comunidade da região portuária nas ações e nas atividades realizadas no MAR, fortalecendo os vínculos entre museu e território.
A região portuária é, historicamente, lugar de ampla contribuição cultural, em especial pela multiplicidade cultural fortalecida pelo cais do porto. O MAR também se insere nesse fluxo e convida seus vizinhos a colaborar em seus programas.

Carteira de Vizinho do MAR – Gratuidade para moradores da região portuária

O cadastro no programa concede carteira de identificação que garante livre acesso às exposições do MAR. Para fazer a carteira é preciso ser morador dos bairros Saúde, Gamboa ou Santo Cristo, apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto na recepção do museu. O mesmo cadastro é válido para famílias com filhos de até 18 anos. Os jovens maiores de 18 anos podem realizar seu próprio cadastro.

Ofícios e Saberes da Região

O MAR promove agenda prioritária com seus vizinhos fomentando não só a participação nas atividades do museu como a construção de ações com os próprios vizinhos, voltadas para os moradores da região portuária e da cidade como um todo. O programa Ofícios e Saberes da Região é fruto do mapeamento de diferentes atividades realizadas na região por artistas e artífices que passam a integrar o corpo de workshops oferecidos pela Escola do Olhar.

Café com Vizinhos

Realizado no primeiro sábado de cada mês, o Café com Vizinhos é uma plataforma de mapeamento e desenvolvimento de projetos em conjunto com artistas e produtores culturais Vizinhos do MAR.

Primeiro sábado do mês

Oficina IPN :: Conto de Tradição Oral Africana e Afro-brasileira