Seminário Trans-in-corporados: Construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança

10 e 11 de novembro | 10h às 19h
O Laboratório de Crítica (LabCrítica) do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, em parceria com o Festival Panorama e com o Museu de Arte do Rio (MAR), realizará o seminário Trans-In- Corporados: Construindo Redes para a Internacionalização da Pesquisa em Dança, nos dias 10 e 11 de Novembro de 2017, das 10h as 19h, no MAR. O seminário multilíngue reunirá recentes investigações de/sobre dança e suas interfaces voltadas à reflexão de processos e políticas de tradução, remixação e disseminação. A programação é composta por grupos de trabalho, debates, conferências, lançamento de publicação e mostra de experimentos artísticos no MAR e em outros espaços da região portuária do Rio de Janeiro. A proposta surge para impulsionar e difundir a criação do Mestrado em Dança da UFRJ (em fase implementação), colocando-o em diálogo com outros programas, redes de pesquisa e circuitos artísticos do Brasil e do exterior.

>> Confira a programação completa aqui.

A convocatória completa para submissão de papers, mesas e experimentos artísticos, nas versões português, inglês e espanhol, pode ser acessada na página labcritica.com.br. Esta é a convocatória adicional para a submissão de propostas para Experimentos Artísticos no MAR.

Para compor a programação, artistas residentes no Brasil e no exterior poderão submeter propostas nas seguintes categorias:

Site-specific
Experimentos performáticos de tradução, remixação e disseminação a partir da arquitetura do Pavilhão do MAR e de suas atuais exposições: Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR, Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena e Dentro. Artistas interessados nesta categoria poderão fazer visitas técnicas no MAR apenas às terças-feiras para pré-estudos de sua proposta antes de sua aplicação na convocatória. Para tanto, os proponentes deverão comparecer ao MAR entre os dias 5 a 18 de Setembro, no horário de funcionamento do museu, e solicitar à recepção a liberação para “visita técnica para o seminário Trans-In- Corporados”. Dados pessoais do artista, descrição e duração do experimento deverão ser indicados no formulário de submissão de propostas disponível nos sites do LabCrítica e do MAR.

Short-Performances
Performances de curta duração (até 15 min), em diálogo com as provocações levantadas por Trans-In- Corporados, a serem realizadas nos seguintes espaços do museu: Pilotis, Foyer do 5º andar da Escola do Olhar e Terraço do Pavilhão de Exposição (nesse último, o público irá ver a performance do 6º andar da Escola do Olhar). Artistas interessados nesta categoria poderão fazer visitas técnicas no MAR apenas às terças-feiras para pré-estudos de sua proposta antes de sua aplicação na convocatória. Para tanto, os proponentes poderão comparecer ao MAR entre os dias 5 a 18 de Setembro, no horário de funcionamento do museu, e solicitar à recepção a liberação para “visita técnica para o seminário Trans-In- Corporados”. Dados pessoais do artista, descrição e duração do experimento deverão ser indicados no

Intervenções Urbanas – Ocupação Artística da Região Portuária
Experimentos entre dança, corpo e cidade a serem realizados na Região Portuária do Rio de Janeiro, zona próxima ao MAR (Praça Mauá, Morro da Conceição, Largo de São Francisco da Prainha etc.), em diálogo com as provocações trazidas por Trans-In- Corporados. Dados pessoais do artista, descrição e duração do experimento devem ser indicados no formulário de submissão de propostas. Recomendamos a todos os artistas propositores desta categoria que visitem ou investiguem os locais pensados para realização de sua intervenção para pensar a dinâmica de seu trabalho em relação às políticas de espaço (memórias urbanas, relação com os transeuntes, moradores, comércio etc.).

Acesse aqui o formulário de submissão de experimentos artísticos.

Inscrições e prazos
:: Prazo de submissão para experimentos artísticos: 5 a 20 de setembro;
Acesse aqui o formulário.
:: Prazo de submissão de papers e mesas: 1º a 18 de setembro;
Acesse aqui o formulário.
:: Resultado de todas as avaliações: até 30 de setembro.

Notas importantes
:: Todos os proponentes deverão ler a convocatória completa de Trans-In-Corporados aqui e identificar, na descrição de sua proposta, como o seu experimento dialoga com as questões debatidas pelo seminário;
:: O formulário poderá ser preenchido em português, espanhol ou inglês;
:: Os proponentes selecionados deverão providenciar seu próprios equipamentos e ferramentas (quando houver) para produção e realização de seus experimentos;
:: Os artistas terão acesso às necessidades técnicas básicas do espaço (luz ambiente, acesso a rede elétrica e internet). A equipe de organização de Trans-In-Corporados poderá avaliar sobre a disponibilidade de auxílio de pessoal para o acompanhamento dos artistas. Todas as demandas deverão estar bem detalhadas no formulário de submissão;
:: Ensaios técnicos no local serão agendados com os selecionados, preferencialmente, na semana de realização do evento (exceções serão avaliadas pelo comitê curatorial, MAR e organizadores do evento);
:: O comitê curatorial poderá entrar em contato com os artistas proponentes para esclarecimentos sobre suas propostas e sugerir soluções para melhor viabilização dos experimentos de acordo com as normas do museu e da organização do evento;
:: Todos os artistas selecionados poderão participar das demais atividades da programação do evento. Aqueles não selecionados poderão ser ouvintes das demais atividades.

Sobre as exposições em exibição para site-specific:
- Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR
- Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena
- Programa Sala de Encontro | Dentro

Curadoria artística
Clarissa Diniz (MAR)
Felipe Ribeiro (Convidado)
Flavia Meireles (LabCrítica)
Janaína Melo (MAR)
Julia Baker (MAR)
Lígia Tourinho (LabCrítica)
Sérgio Andrade (LabCrítica)