Agende uma Visita

As visitas educativas têm como objetivo criar, com os participantes, um espaço de ampliação da experiência com o Museu de Arte do Rio. Por meio do diálogo e de proposições práticas a partir das exposições, público e educadores intensificam as experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade. As visitas educativas são oferecidas para escolas das redes pública e privada, universidades, ONGs, associações e grupos diversos.

Eixos Temáticos

No momento do agendamento, o professor ou responsável escolhe um dos quatro temas a seguir, criados a partir dos currículos escolares e das exposições em cartaz:

1- Vejo o Rio de Janeiro 

Quantas cidades existem em uma mesma cidade? De quantos tempos uma cidade é feita? O que faz com que eu me sinta pertencente a uma cidade? A visita propõe um diálogo sobre os diferentes olhares e percursos sobre o Rio de Janeiro presentes nas exposições do MAR. Busca-se discutir as representações da cidade e os aspectos socioculturais que contribuem para a constituição de um imaginário carioca, enfocando as artes, a arquitetura e a prática urbana.

2 – Guardar para lembrar

Visita destinada a pensar as relações entre memória e coleção e os museus como espaços de construção de identidades coletivas a partir da constituição de um patrimônio.

3 – Práticas artísticas contemporâneas

Como nasce uma obra de arte? Alguma vez você já se perguntou: “Isso é arte?” Investigaremos os processos de pesquisa e construção artísticas, bem como as diferentes linguagens utilizadas na arte contemporânea.

4 – Meu corpo no museu

A visita se propõe a refletir sobre as questões do corpo na arte, na sociedade e no museu. Discute as formas de representação e construção dos corpos e as relações individuais e coletivas com o espaço.

Agende uma visita educativa 

Para que estejamos devidamente preparados para receber você e seu grupo, fique atento às seguintes informações:

Quais são os horários das visitas educativas?
Terça a sexta   9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h e 14h30
Sábado             10h30, 13h30, 14h30          

Como agendar uma visita educativa?
Entre em contato com o setor de agendamento, de terça a sexta, das 9h30 às 17h30, pelo telefone (21) 3031-2742 ou envie e-mail para: agendamento@museudeartedorio.org.br.

Há algum curso preparatório para que o professor conduza a visita?
A Escola do Olhar oferece um curso de formação e diálogo entre professores e educadores do MAR a partir das exposições, propondo o museu como espaço de criação e conhecimento compartilhado. O objetivo é contribuir com o professor na preparação, na condução e nos desdobramentos da visita com os alunos. Durante o curso, o professor é apresentado à mostra e seus conteúdos, e assume participação ativa, identificando possibilidades de relação entre artistas e obras de arte com os conteúdos da sala de aula.

Como organizar o grupo?
Para aproveitar melhor a visita, é necessário pelo menos um responsável (professor, orientador, guia) para cada grupo de dez pessoas. Como cada grupo é diferente, o limite de pessoas busca respeitar sua especificidade:

Grupo regular – até 44 pessoas (40 visitantes e 4 responsáveis);
Grupo de educação infantil – até 34 pessoas (30 visitantes e 4 responsáveis);
Grupo com necessidades especiais – até 24 pessoas (20 visitantes e 4 responsáveis).;

O que é a pré-visita?
Após a reserva de data com a equipe de agendamento, o professor ou responsável pelo grupo será contatado por telefone por um educador, para uma conversa sobre os interesses pedagógicos da visita.

Como acontece a visita?
Os educadores do MAR apresentarão um recorte das exposições em cartaz definido a partir do diálogo com o professor na pré-visita. A duração máxima da visita educativa é de 1h30.

As visitas educativas são pagas?
As visitas educativas são gratuitas, mediante  compra (escolas da rede privada) ou retirada (escolas da rede pública) do bilhete de acesso ao museu. Verifique aqui a política de gratuidade e meia-entrada que melhor se aplica a seu grupo.

Apoio Visitas Educativas: