África Hoje no MAR: Seminário Pensamento e Política

10h

O Museu de Arte do Rio, por meio de sua Escola do Olhar, dá continuidade ao pensamento em torno da cultura afro-brasileira e das relações entre Rio e África. Nessa perspectiva, o Programa "África Hoje no MAR" foi inaugurado, em março de 2014, em comemoração ao centenário do ativista do movimento negro Abdias Nascimento. A programação, que se desdobra em três blocos de ações ao longo do ano, inicia sua segunda etapa contemplando a reflexão política a partir de olhares de dois cientistas políticos – Harry Garuba (África do Sul) e Alexandre dos Santos (Brasil) – que equacionam a África em sua enorme diversidade e história, considerando as grandes transformações de regimes e estruturas sociais e de comunicação ocorridas na última década.

Inscreva-se aqui

100 vagas
Local: Auditório da Escola do Olhar

Confira aqui a programação completa para agosto de África Hoje no MAR. (em português e inglês)

Ciclo de Cinema: Nova África
O programa conta ainda com o Ciclo de Cinema Nova África. O segundo ciclo de cinema apresentará as imagens que, embora produzidas em vários contextos pós-coloniais, informam-nos as lutas pelas independências quer no plano social, quer no artístico.