Programação

Curso Trajetórias Judaicas 2019

De 28/8 a 4/12 | Inscrições abertas até 21/8. 
Clique aqui para se inscrever.

Iniciativa do  Museu de Arte do Rio em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Curso Trajetórias Judaicas visa contribuir para o conhecimento e o encontro entre culturas e religiões que marca a história da cidade.

Voltada para professores das redes pública e privada, esta formação gratuita reúne a Coordenação de Educação do MAR, o Departamento de Educação da PUC-Rio e professores - de diversos departamentos - que compõem o corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos da universidade, além de convidados e colaboradores.

Pensar as trajetórias judaicas envolve história, religião, tradição, língua, cultura, gastronomia, entre outros. E envolve encontro e troca com muitas outras tradições, línguas, culturas, devido ao constante deslocamento do povo judeu desde os primórdios de sua existência até o século XX. Do ponto de vista religioso, há judeus ortodoxos, conservacionistas e reformistas, e cada uma dessas correntes tem formas diversas de compreender e expressar o judaísmo. E há judeus ateus. Do ponto de vista histórico, há judeus asquenazitas, procedentes do Leste Europeu e da Europa Central; e judeus sefarditas, que vieram da Península Ibérica, África e Ásia. Do ponto de vista político, há judeus com diferentes posições, histórias de migração e de perseguição nos seus países de origem. Nesses deslocamentos, houve encontro de muitas línguas: a língua portuguesa do Brasil que os acolheu; a língua nacional do país de origem, o Yiddish; e o Ladino e o Hebraico, cuja presença e riqueza se expressam na música, na literatura e nos textos religiosos. 

Essas trajetórias estão no foco do curso, que se posiciona contra qualquer tipo de preconceito e valoriza o diálogo com todas as culturas e religiões. O MAR, a PUC-Rio e professores/as das escolas públicas e privadas assumem aqui sua responsabilidade, sabendo que a conquista da qualidade na Educação exige reconhecer, aceitar e respeitar. 

As aulas gratuitas serão ministradas semanalmente no MAR às quartas-feiras, das 15h às 18h, entre os dias 28 de agosto e 4 de dezembro.