Encerramento da exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção"

Vista por mais de 200 mil pessoas, a exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção” despede-se do MAR no domingo, 28 de abril, exatamente um ano após a abertura. O encerramento será embalado por uma programação especial, que inclui apresentação da Estação Primeira de Mangueira, show do grupo Papagaio Sabido, lançamento de livros em homenagem a Martinho da Vila e Bezerra da Silva e um Slam que exaltará clássicos desses dois mestres.

Com curadoria de Nei Lopes, Clarissa Diniz, Evandro Salles e Marcelo Campos, "O Rio do samba" conta a história social do samba carioca por meio de 800 itens, entre obras de arte, documentos, objetos e peças de vestuário. Estão em exibição obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, entre outros artistas, fotografias, instalações, além de raridades, como o prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmem Miranda.

Clique aqui para saber mais

Programação:

> 10h às 17h - Último dia de visitação da exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção".

>> Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) | R$ 20 (inteira)

*Confira nossas políticas de gratuidade, meia-entrada e ingressos promocionais

> 14h30 - Lançamento de dois livros editados pela Funarte e idealizados pela FLUP - Festa Literária das Periferias. “Conta Forte, Conta Alto” traz 28 contos criados a partir da releitura de canções de Martinho da Vila, e “90 Anos de Malandragem”, que reúne 25 narrativas curtas escritas com base no repertório de Bezerra da Silva. Haverá sessão de autógrafos com os autores.

>> Entrada gratuita.

> 15h - Slam do Samba, onde público e autores se revezarão para performar as letras mais marcantes da história do samba e o público dará nota para as performances.

>> Entrada gratuita.

16h - Show do grupo Papagaio Sabido.

>> Entrada gratuita

> 17h - Samba nos pilotis com a Estação Primeira de Mangueira e participação da Mangueira do Amanhã e Tantinho da Mangueira.