Mostra de Cinema Narrativas Negras

TERÇA-FEIRA - 18/06 | 14H

A Mostra de Cinema Narrativas Negras é uma iniciativa independente e sem patrocínio que tem como compromisso a discussão, reflexão e formação tendo a filmografia de realizador_s negr_s como eixo central de análise e disseminação.

A Mostra visa ser itinerante e tem novas exibições a cada dois meses, em parceria com diferentes equipamentos culturais da cidade, com debates, masterclass e laboratórios. Todas as atividades são gratuitas e tem como principal objetivo a visibilidade de filmes produzidos por realizador_s negr_s.

Nesta edição, homenagearemos Mãe Celina de Xangô, importante Yalorixá da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

No mês de seu orixá, o disparador será "Dimensão do sagrado" com filmes que refletem sobre oralidade, matriarcado e religiosidade.

PROGRAMAÇÃO:

14H às 15H — Visita mediada à exposição Rosana Paulino: a costura da memória (até 40 pessoas).

15H às 16H — Oficina de ervas sagradas com Mãe Celina de Xangô | Auditório

16H às 19H30 —  Mostra de filmes seguida da mesa de homenagem com a presença de Mãe Celina de Xangô,

da jornalista Flávia Oliveira e do pesquisador Rubem Confete | Auditório

FILMES DA CURADORIA:

MERÊ

Dir. Urânia Munzanzu

Um documentário com um olhar íntimo e sensível, (re)unindo as "donas do segredo" de uma tradição sob o risco de extinção, o povo Jeje Mahi. O filme convida as matriarcas do culto de Vodun na Bahia para seu primeiro encontro com a Terra Mãe. Levando as herdeiras da ancestralidade que forjou no Brasil "outras Áfricas", a diretora refaz o percurso das Rotas da escravidão trilhando caminhos de liberdade de volta à África.

DO QUE APRENDI COM MINHAS MAIS VELHAS

Dir. Susan Kalik e Onijasé

Do que aprendi com minhas mais velhas é um documentário sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Um filme onde Egbomis, Nenguas e Yalorixás contam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam seus mais jovens. Um filme sobre tradição, amor e religiosidade.

Dir. Clementino Júnior

3 mulheres baianas ecoam suas opiniões sobre a fé na paisagem da cidade histórica de Cachoeira/BA. Com Dona Dalva do Samba, Makota Mama e Mãe Chica Xavier.

PEQUENA ÁFRICA

Dir. Arthur Pereira e Macário

Uma releitura sobre ao processo de chegada de negros escravizados no Rio de Janeiro, filmado em locais históricos a própria Pequena África.

*Produção e Curadoria: Milena Manfredini

Concepção e Realização: Mostra de Cinema Narrativas Negras