Percursos Formativos 2019

Inscrições encerradas

Edital: http://bit.ly/Percursos2019

O curso Percursos Formativos é um projeto-piloto de formação cultural e introdução profissional na cadeia produtiva dos museus. Serão selecionados 15 jovens, de 16 a 21 anos, que queiram ingressar na cadeia produtiva dos museus ou atuar de forma geral nos campos da arte e da cultura. Os participantes ainda vão receber bolsas de estudo no valor de R$1.200,00 no decorrer dos cinco meses de duração do curso.

Para participar, é preciso estar dentro da faixa etária e estar matriculado, ou ter concluído o ensino médio nos últimos dois anos, em escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal do Rio de Janeiro, nos turnos da manhã ou da noite. A formação está aberta a pessoas surdas e com deficiências físicas.

O edital prevê oficinas, aulas, palestras, visitas a instituições, ateliês e museus, entre outras atividades. O projeto conta com a participação de profissionais do MAR e também de professores convidados de diversas áreas como Curadoria, Pesquisa, Educação Museal, Comunicação, Letras, Design, Museologia e Produção Cultural. Ao final de quatro meses de formação, os alunos desenvolvem um projeto cultural coletivo, concebido e executado com a orientação dos professores e profissionais do MAR, para integrar a programação do museu.

Todo o processo será registrado semanalmente por meio de um website, que funcionará também como ferramenta nos processos de autoavaliação pelos participantes, no trabalho de professores e da coordenação pedagógica. Uma pequena brochura será editada como parte das ações que documentam o projeto.

As inscrições vão até 18 de agosto e as aulas serão realizadas entre os dias 3 de setembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, com atividades de terça feira a sábado, das 14h às 18h, inclusive nos feriados. Mais informações pelo e-mail percursosformativos@museudeartedorio.org.br.