Seminário Sustentabilidade, Educação e Arte

O seminário reflete sobre questões ambientais e de sustentabilidade a partir das relações com processos educacionais e artísticos. Na programação, debates, conferências e oficinas abordam temas como economia circular, reciclagem, arte e natureza.

Os seminários MAR na Academia contam com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Inscreva-se aqui.

Programação completa:

DE 2 A 4 DEZ

>> OFICINA DESIGN PARA ARTISTAS E ARTESÃOS | Das 10h às 13h
Com Estúdio Mana Bernardes

A oficina tem por objetivo sugerir técnicas para construção e finalização de objetos e produtos artesanais previamente idealizados com a introdução da perspectiva do design. Uma ideia na cabeça, desenhada em papel ou já em andamento, não importa, vamos materializá-la.  Tatiana Dutra, artesã chefe e Rey Silva, designer de produto, emergem do conhecimento adquirido no Estúdio Mana Bernardes para trocarem informações com artesãos profissionais, amadores e aspirantes nessa oficina de celebração do encontro do artesanato com design.

Público-alvo: oficina voltada para produtores, sejam profissionais, amadores ou aspirantes
20 vagas

DE 3 A 6 DEZ

>> RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM OBSERVATÓRIO-MÓVEL(UDESC)
O coletivo de artistas-pesquisadores Observatório-Móvel estará desenvolvendo, em colaboração com a Escola do Olhar, ações e intervenções envolvendo as atividades no MAR e o território onde o museu está inserido.

QUI 3 DEZ

>> CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - A ÁRVORE DE TAMOROMU | Em dois horários: 11h e 15h
A partir do tema da sustentabilidade e em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os educadores do MAR realizarão uma contação de história para ser apreendida pelos sentidos. A partir da lenda indígena da Árvore de Tamoromu, serão levantadas reflexões sobre a importância de cuidar e preservar a natureza. A atividade contará com intérprete em Libras.

Não é necessária inscrição prévia.

SEX 4 DEZ

>> CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATES | Das 14h às 17h
97 vagas

14h > Sustentabilidade e economia circular
Julio Natalense (DOW), Tania Braga (Rio 2016) e José Miguel Casanova (UNAM-México)
Mediação: Leno Veras

15h30 > Circularidade: transformação por meio de processos artísticos e educacionais
Aline Mendes (Providência Sustentável), Mana Bernardes (artista e designer), Observatório-Móvel (UDESC) e Yara Castanheira (Jovens Agentes Ambientais - Instituto Inhotim).
Mediação: Karen Aquini (MAR)

SÁB 5 DEZ

>> CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATES | Das 10h às 12h30
97 vagas

10h > Processos colaborativos, economia circular e os desafios para a cidade
Robson Borges (Cariocas em Ação), Luisa Santiago (representante da Ellen MacArthur Foundation no Brasil) e Tomás de Lara (Sistema B)
Mediação: Janaina Melo (MAR)

11h30  > Conferência com Mariko Mori (FAOU Foundation)
Apresentação do projeto Arte e Natureza, que se desenvolverá em 2016 no Rio de Janeiro.

>> FEIRA DE TROCAS | Das 14h às 18h
Com Vizinhos do MAR
Feira de Trocas organizada em parceria com os Vizinhos do MAR para promover encontros, negociações e trocas, que podem estar tanto no âmbito material, quanto no simbólico e no afetivo. A feira será aberta ao público e acontecerá nos pilotis do MAR.

Não é necessária inscrição.

>> OFICINA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA | Das 14h às 16h
Com educadores do MAR
Construção de esculturas com objetos já em desuso, pensando com as crianças sobre o consumo e o tempo de validade das coisas. Serão utilizados utensílios que se tornaram obsoletos por conta do avanço cada vez mais acelerado da tecnologia

Inscrições serão feitas no dia da oficina, por ordem de chegada.
30 vagas.