VII Curso de Mediadores Culturais do MAR - Mediação e diferença

30 DE JANEIRO A 22 DE FEVEREIRO - QUARTAS E SEXTAS, DAS 10H ÀS 18H

Confira aqui a lista de selecionados.

Em sua 7ª edição, o curso de mediadores culturais do MAR tem como foco a relação entre mediação e diferença, e busca investigar estratégias que possam promover espaços de sociabilidade democrática e convivência no âmbito de museus e equipamentos culturais. O curso. que acontece ao longo de quatro semanas, totalizando 64 horas de formação, é aberto a estudantes, professores, educadores, artistas e interessados em geral.

Estão previstas aulas teóricas, compartilhamento de projetos pedagógicos e curatoriais em educação e arte, estudos de caso, laboratórios de criação artístico-pedagógica e visitas a diferentes espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro. Os encontros serão conduzidos pela equipe da Coordenação de Educação do MAR e por convidados.

30/01 - Quarta-feira

9h30 - 10h - Credenciamento

10h às 11h - Abertura

Apresentação e boas vindas, com Evandro Salles, Diretor Cultural do MAR

Políticas de mediação cultural no MAR: Escola do Olhar 2019, com Izabela Pucu, Coordenadora de Educação do MAR

11h às 13h - Aula 1 (aberta ao público)

Mediação Cultural: outras práticas e perspectivas, com Valquíria Prates

14h às 16h -  Aula 2 (aberta ao público)

“Educadores são políticos e artistas”: uma leitura atual da perspectiva de educação no pensamento de Paulo Freire, com Rafael Zacca

16h às 18h Laboratório de criação 1

Diversidade, democracia e mediação, com Educadores MAR

Desenvolvido a partir das exposições Mulheres na Coleção MAR e Arte Democracia Utopia: Quem não Luta tá morto, envolve também dinâmicas de visitação.

01/02 - Sexta-feira

10h às 13h - Estudos de caso 1 e 2 (aberta ao público)

Dispositivos artístico-pedagógicos do MAR e outras invenções, com Priscilla Souza e Guilherme Dias

Almofadas pedagógicas, com o artista Traplev.

14h às 17h - Laboratório de criação 2

Dispositivos artísticos-pedagógicos, com Educadores MAR  e a artista Aline Albuquerque

Serão explorados os diversos usos e dinâmicas desenvolvidos a partir de dispositivos artístico-pedagógicos, os participantes serão convidados e inventar seus próprios dispositivos.

06/02 - Quarta-feira

10h às 15h -  Outras práticas 1

Arte, educação e cuidado: visita e conversa com a coordenação de educação do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea e apresentação dos artistas do Atelier Gaia.

08/02 - Sexta-feira

10h às 13h-  Aula 3 (aberta ao público)

Acessibilidade como ferramenta de democratização dos espaços culturais, com Amanda Freitas

14h às 15h - Aula 4 (aberta ao público)

Programa de Acessibilidade e diversidade da Escola do Olhar, com Thyago Corrêa

15h às 18h - Laboratório de criação 3

Arte, mediação e cultura surda: desafios e estratégias, com Leonardo Castilho

13/02 - Quarta-feira

10h às 13h - Estudos de caso 3 e 4 (aberta ao público)

Programa Vizinhos do MAR: mediação e agenciamento cultural, com Bruna Camargos

Medição e território no Museu do Amanhã, com Laura Taves

14h às 18h - Laboratório de criação 4

Educação como ritual, com André Vargas e Jéssica Hipólito

Desenvolvido a partir das exposições “O Rio de Samba: resistência e reinvenção” e A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia, o laboratório discute metodologias afrocentradas de mediação, assim como as questões de representatividade nos espaços culturais.

15/02 - Sexta-feira

10h às 13h-  Estudos de caso 5 e 6 (aberta ao público)

Arte para crianças, com Evandro Salles

Infâncias, educação e práticas artísticas contemporâneas: afirmação das diferenças, com Mara Pereira

14h30 às 18h -  Outras práticas 2

Mediação, grandes públicos e diferença, visita e conversa com o Programa CCBB Educativo - Arte e Educação

20/02 - Quarta-feira

10h às 18h- Outras práticas 3 e 4

Rolé dos Favelados, com Cosme Filipsen

Percurso pelas favelas do Rio realizadas por seus favelados e faveladas militantes por direitos humanos de forma independente, nesta edição visitaremos o Morro da Providência. O projeto desafia os estereótipos negativos associados às favelas, mostrando a comunidade do ponto de vista dos moradores.

Lanchonete<>Lanchonete, com Thelma Vilas Boas

Apresentação do projeto de ocupação cultural que acontece no Bar Dellas, situado na região da Gamboa. Partindo da ideia de comensalidade como dispositivo de aproximação a artista discutirá com o grupo as estratégias de mediação que permeiam seu trabalho.

22/02 - Sexta-feira

10h às 13h -  Avaliação coletiva do curso

Escuta e construção crítica do trabalho de formação a partir de cartografias que retomam os percursos

14h30 às 18h